quinta-feira, 14 de agosto de 2008


A influência do Sol em nossas emoções

(FONTE: www.weleda.com.br/cosmeticos/)

O astro fundamental para a sobrevivência dos seres vivos nos dá, também, o equilíbrio emocional
Desde a Antiguidade, o Sol é adorado pelos homens, que sempre reconheceram a sua importância para a manutenção da vida e da saúde de todos os seres vivos. No Egito, a figura do deus-sol Khepri era um escaravelho alado, que segurava a bola solar, simbolizando a nova vida. Apolo era o deus que representava o Sol, o algoz da escuridão, adorado na Grécia. Já na cultura andina, o Sol aparece no centro do calendário asteca, esculpido numa pedra circular.O ano era dividido em dezoito meses curtos e a importância solar no ciclo da agricultura era destacada.

Em muitas culturas, o Sol representa a energia masculina, a luz e o calor, enquanto a Lua, o mistério feminino e a criação. Ambos são símbolos de morte e renascimento: o Sol devido ao alvorecer e ao poente diários, a Lua, por seu ciclo mensal de nova a cheia.

A Antroposofia, como ciência espiritual, relata que a influência da esfera solar no ser humano se reflete no tórax, especialmente no coração, órgão que contém a sabedoria adquirida ao longo do tempo e aquilo que os hindus chamam de karma.

Segundo Jung, o Sol é um arquétipo (modelo padrão; exemplar) incorporado ao imaginário de todos os povos do mundo. Por isso, produz enorme impacto no indivíduo e determina suas emoções e perspectivas éticas e mentais. Além disso, influencia o seu relacionamento com dezras pessoas e afeta, assim, todo o seu destino.

O fogo está associado ao Sol, representando força e sacrifício espiritual em rituais e religiões. Mas, além de estar vinculado à purificação e novas revelações, o fogo tem caráter destruidor.

Os arquétipos combinam-se no indivíduo seguindo uma estrutura de totalidade. Essa estrutura se manifesta por meio dos temperamentos em que o melancólico é representado pela falta de sol, de calor e de energia, um retrato do medo, enquanto o colérico seria a expressão máxima da coragem, do calor e do fogo.

Mas o colérico também pode causar destruição. Neste caso, ele consome-se totalmente no fogo interior, incendiando-se nas próprias chamas e afundando na terra como o personagem de contos de fadas Rumpelstilzchen, de Gebruder Grimm, em seus acessos de fúria. Para a natureza colérica é essencial que o calor existente no sangue preencha o organismo de vida. Medicamentos, terapia artística, massagem rítmica e eurritmia podem diminuir o fogo excessivo ou suprir a falta de calor. Por sua vez, o melancólico também necessita de calor, de medicamentos que proporcionem mais luz e leveza ao corpo.

Podemos verificar, ainda, que os arquétipos são capazes de agir em nossa mente como forças criadoras ou destruidoras. São criadoras quando inspiram idéias novas e, destruidoras quando estas idéias se consolidam em preconceitos conscientes que impossibilitarão futuras descobertas.

As doenças também podem ser frias ou quentes, resultantes da falta ou do excesso de fogo e de calor. Foram realizadas pesquisas em países nórdicos, onde as temperaturas são muito baixas e o Sol pode ser percebido apenas em poucos dias do ano. Nessas regiões, verificou-se alta incidência de depressão e suicídios. Entretanto, a população de cidades litorâneas, em países de clima tropical, onde a presença do Sol é constante, tende a ser bem-humorada, alegre e despreocupada.

Em contrapartida temos o exemplo dos esquimós, que moram em iglus, no gelo. Eles quase não vêem o Sol e, apesar disso, são hospitaleiros, alegres, amorosos e calorosos com os povos que os visitam, suprindo a falta do Sol exterior com o brilho do Sol interno.

Percebemos, então, que o Sol é fundamental em nossas vidas. Se não temos o Sol físico, precisamos refletir nosso Sol interior através do afeto, do calor humano e da alegria. A natureza nos oferece plantas solares como açafrão, alecrim, camomila, celidônia, eufrásia, pimpinela, visco e dezras.

A Weleda produz medicamentos e óleos para massagem com plantas solares que nos proporcionam equilíbrio emocional e saúde, trazendo o Sol para nosso corpo.

Nenhum comentário: