quarta-feira, 10 de março de 2010

DICA DE LEITURA

SEGREDOS DE MULHER - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista


                                  





Autor(es): Alexandre Faisal Cury, Rubens Marcelo Volich
Editora: Atheneu

(FONTE: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=161637 )

Segredos. Eles estão por todos os lugares, em todas as etapas de nossas vidas. Às vezes, se expressam num sorriso contido, discreto. Outras vezes refletem pesar, decepção, dor. Dores da alma. Dores corporais.


Talvez por terem sido silenciadas por tanto tempo, as mulheres parecem guardar mais segredos. Fruto do medo, da injustiça e do desrespeito, os segredos muitas vezes surgem da força, bruta ou sutil, que, ao longo dos séculos, desconsiderou a mulher, sua existência, suas diferenças, seus desejos. Mesmo depois de terem conquistado o voto, de serem reconhecidas em sua igualdade e direitos, muitas ainda se calam, outras têm dificuldade para falar.


No entanto, em alguns momentos, os segredos tornam-se insuportáveis. É quando se busca alívio na confidência, quando um suspiro, um olhar, uma palavra denunciam uma dor que não pode mais ser abafada. Em outros momentos, os segredos contidos podem ainda explodir numa linguagem diversa: a do corpo, dos sintomas, das doenças.


Dos sofrimentos, concretos ou imaginários, que precisam ser compartilhados. Revelados. Os profissionais de saúde são frequentemente destinatários privilegiados desses segredos. Porém, as clínicas ginecológica e psicanalítica se constituem como lugares particulares de revelação e, por que não dizer, liberação. Lugares onde as mulheres, quase sempre sem saber, buscam o reconhecimento de segredos que elas mesmas não sabem existir ou não conseguem compreender.


Do encontro inesperado com algumas dessas mulheres, surgiu este livro.


Ele reúne histórias, algumas angustiantes, outras felizes, de mulheres, casais, filhas e famílias que puderam ser descobertas e compreendidas a partir de um outro olhar para queixas que se manifestavam apenas como sintomas ginecológicos: as dúvidas de uma gravidez, o desconforto de uma dor vaginal, o medo de um tumor, as perdas de um aborto, as dificuldades e prazeres da vida sexual. Nos relatos de cada capítulo, descobrimos como, ao encontrar a escuta atenta do médico, do psicoterapeuta ou de qualquer profissional de saúde, um corrimento pode revelar uma decepção amorosa; um mioma, uma dificuldade conjugal; uma gravidez, os medos mais longínquos da infância.


Por meio de revelações como essas, na clínica, as mulheres muitas vezes descobrem que os segredos, os silêncios e as dores podem não ser mais necessários, que ao falar sobre eles, pode surgir o alívio, e também a possibilidade de transformação.


Quando decidimos escrever este livro, pensamos em reunir nossos olhares, de ginecologista e psicanalista, para tentar promover essa visão ampliada da clínica e do tratamento.


Em nossas conversas, delineamos e esclarecemos as principais circunstâncias médicas e da história pessoal dessas mulheres, sem ter a intenção de esgotar todos os aspectos médicos ou psicológicos relacionados às queixas que apresentavam. No entanto, oferecemos àqueles que se interessarem a possibilidade de ampliar seus conhecimentos sobre cada tema, sugerindo uma série de leituras complementares.


Dessa maneira, cada capítulo desvenda o caráter singular da história, sentimentos e fantasias de cada mulher. Singularidade que inevitavelmente se manifesta também no modo de adoecer, de viver os sintomas, de se curar da doença. Ao final, compreendemos, naturalmente, a importância de considerar, na clínica, que, mesmo compartilhando um mesmo quadro clínico, diferentes mulheres viverão de diferentes formas seus diagnósticos e tratamentos.


Descobrimos ainda que, cada vez mais, as mulheres, mesmo pacientes, desejam falar. Contar o que sentem e vivem. Dar sentido às queixas, mas também às alegrias e conquistas. Protegidas pela ética médica, que norteia a relação entre médico e paciente, podendo se apoiar num interlocutor aberto a ouvi-las, elas conseguem dar voz ao que foi silenciado.


Neste livro, algumas dessas mulheres consentiram em compartilhar suas histórias de forma mais ampla. Não apenas conosco, autores, mas também com outras mulheres e homens que, por meio delas, talvez possam pensar de forma diferente suas próprias histórias. Aceitaram fazê-lo sabendo-se protegidas pelo anonimato de nomes, datas e informações particulares que, aqui, foram modificados para que não pudessem ser identificadas. Apenas a essência do que viveram foi mantida, para que o leitor possa refletir sobre o que nos contaram.


Agradecemos a todas as mulheres que, neste livro e em nossa clínica, nos ajudaram a melhor escutá-las, para que muitas outras possam falar.


Nesta posição privilegiada de ouvinte, nós, o ginecologista e o psicanalista, pudemos, pouco a pouco, revelar os segredos que, nesta coletânea de casos são segredos de mulher, mas poderiam ser segredos de homens, adultos ou crianças, ajudando eventualmente nossas pacientes e dando sentido aos nossos ofícios. Revelando, enfim, num ciclo virtuoso, entre quem cuida e quem é cuidado, nossos próprios segredos.


Sobre o autor


Alexandre Faisal Cury - Médico, formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Mestre pelo Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FCM da Santa Casa de São Paulo, Doutor pela Clínica Obstétrica da Faculdade de Medicina da USP e Pós-Doutor pelo Núcleo de Epidemiologia do Hospital Universitário da FMUSP. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e em Psicossomática Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo. Presidente da Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia Psicossomática e pesquisador do Departamento de Epidemiologia da FMUSP. Autor do livro Ginecologia Psicossomática (SP, Atheneu, 2007) e colunista da Rádio Bandeirantes, Rádio USP e UOL.


Rubens Marcelo Volich - Psicanalista, Doutor pela Universidade de Paris VII - Denis Diderot e professor do Curso de Psicossomática do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo. Trabalhou nos serviços de oncologia e mastologia do Hospital Saint Louis, em Paris. Coordenou o Centro de Estudos da Mama, com intervenções terapêuticas no Instituto de Ginecologia e Mastologia (IGM) da Beneficência Portuguesa e outros serviços de mastologia de São Paulo. Foi supervisor dos tutores da Residência de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e um dos criadores e supervisor do programa Tutores dos alunos da FMUSP.

Nenhum comentário: